17 de nov. de 2008

Eu estou carregada de espírito natalino! Sou praticamente a personificação de uma mamãe noel - rechonchuda e feliz :)
Na ceia do natal,quase nunca da pra fotografar quase nada. Na hora da organização a máquina acaba esquecida, mas tudo fica perfeito e delicioso... Para tal venho partilhar com voces algumas das receitas que se costumam preparar e adoçar a mesa de consoada, e algumas fotos de diversas decorações natalinas....Adoro o Natal,não e novidade para quem sabe como gosto de preparar tudo ao pormenor....hummm e fica tudo tão delicioso!!!
NA COZINHA:
Este e' o Arroz de Natal, muito comum no Brasil...serve de acompanhamento para os diversos assados e com uma boa salada.
Ingred:
-meio pacote de arroz vaporizado:1 chavena de ervilhas;1 chavena de azeitonas verdes picadas;3 tomates picados;meia chavena de cha de uvas-passas;1 ovo;4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;2 colheres de sopa de manteiga
Prep:
-Cozinhe o arroz de forma tradicional,em seguida refogue os tomates,as azeitonas,as ervilhas e uvas-passas na manteiga aproximadamente por 5 min.Depois misture o arroz cozido com o ovo.
Num tabuleiro, coloque uma camada de arroz e uma camada do refogado.Faça 2 camadas e polvilhe com o queijo ralado e leve a forno medio pre-aquecido por 10 min ate dourar o queijo.Sirva.
--------------------------------------------
Bolo Floresta Negra
Tempo de preparação: 2 horas
Tempo de cozedura: 20 minutos
* Ingredientes:
200 g de açúcar;150 g de manteiga;6 ovos;70 g de farinha;75 g de cacau amargo;1 pitada de sal1 colher (café) de açúcar baunilhado;1 frasco de cerejas em calda, sem caroço;2 cálices de Kirsch;500 g de natas;50 g de icing sugar
Para enfeitar:-200 g de chocolate para culinária;30 g de manteiga
* Preparação: Bata os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado, até à mistura ficar bem fofa e cremosa. Adicione a manteiga amolecida e depois, pouco a pouco, a farinha peneirada com o cacau e o sal. Reparta esta massa por três formas baixas de 15 cm de diâmetro, bem untadas e enfarinhadas, e leve a cozer no forno a 180º C durante, aproximadamente, 15 minutos. Entretanto, escorra as cerejas e leve a calda em que estavam mergulhadas ao lume para reduzir, e adicione um cálice de Kirsch, reintroduzindo as cerejas na calda. Depois de cozidos, coloque os bolos sobre uma rede, pique-os com um garfo e regue-os com a calda morna até ficarem embebidos. Deixe arrefecer. Bata as natas, que devem estar bem frias, juntamente com 3 colheres de água gelada. Quando começarem a espessar, adicione o icing sugar, bata até ficarem em chantilly e perfume-as com o Kirsch restante. Vá barrando cada bolo com parte deste creme e algumas cerejas. Sobreponha assim os três bolos, cobrindo e enfeitando integralmente com as natas a última camada. Derreta o chocolate cortado em pedaços e adicione-lhe a manteiga. Espalhe este creme sobre uma mesa de mármore ou uma folha de alumínio e deixe arrefecer. Com a lâmina de uma faca fina, mergulhada em água quente, vá raspando pequenas porções deste chocolate de forma a obter uns canudos de chocolate para enfeitar o bolo.
----------------------------------------
Receita Bacalhau Noite de Natal
Ingredientes: 8 postas de bacalhau, 1 kg de batatas, 250 gr de cenouras, 2 couves portuguesas, 4 ovos, 6 dentes de alho, azeite, vinagre de vinho, sal e pimenta q.b.
Preparação: Demolhe o bacalhau durante 48 horas e mude a água com frequência, coza as postas de bacalhau em água a ferver, coza as batatas descascadas juntamente com as cenouras, e, à parte, as couves em água temperada com sal, coza os ovos, disponha o bacalhau e os legumes em travessas e enfeite com os ovos, pique os alhos finamente e coloque numa tacinha, coloque também na mesa o azeite, vinagre, sal e pimenta.
---------------------------------------------
Receita: Polvo cozido com grelos
Ingredientes: 1 polvo com +/- 1,400kg, 2 batatas por pessoa, 1 ovo cozido por pessoa, 1 molho de grelos, 2 cebolas grandes, azeite q.b., vinagre q.b.
Preparação: Amanhe e lave muito bem o polvo, leve ao lume uma panela com água, e quando ferver introduza o polvo e deixe cozer, descasque as cebolas e dê-lhes um golpe em cruz e ponha a cozer com o polvo, passado 10 minutos de fervura, descasque as batatas e corte-as ao meio e junte ao polvo, depois de tudo cozido tempere com sal e deixe assim até a hora de servir, coza os grelos e os ovos, escorra tudo muito bem, sirva o polvo cortado aos bocados no centro da travessa com as batatas, os ovos, as cebolas e grelos à volta, depois cada um tempera com azeite e vinagre ao seu gosto.
----------------------------------------------------
Receita: Perú recheado
Ingredientes: 1 peru, 150 gr de manteiga ou margarina, 50 gr de toucinho, 400 gr de carne de porco, 100 gr de fiambre, 150 gr de presunto, 200 gr de miolo de pão, 1,5 dl de leite, 2 ovos inteiros, 1 colh. (sopa) de pickles, 1 colh. (sopa) de azeitonas, 3 cenouras, 2 cebolas, 1 dente de alho, salsa, sal e pimenta q.b., vinho branco q.b.
Preparação: Arranje o peru, passe pela máquina o presunto, o toucinho, o fiambre, a carne de porco e os miúdos do peru, à parte, pique uma cebola e refogue em lume brando com 1 colher de (sopa) de margarina, junte às carnes picadas o alho a salsa, as azeitonas e os pickles picados, adicione o miolo do pão amolecido no leite e uma cenoura cozida e cortada em tiras, junte os ovos inteiros e tempere com sal e pimenta, recheie o papo do peru, cosendo-lhe a pele com uma agulha e linha, ate o peru e coloque-o num tabuleiro, regue com a restante margarina derretida, leve a assar no forno com a restante cebola e cenouras e salsa, a meio da cozedura borrife com o vinho branco, depois do peru assado, retire as linhas e sirva com batatas fritas e cenouras estufadas.
------------OU--------------------------
Peru de Natal Recheado com Castanhas
Ingredientes- 500 g de castanhas assadas no forno (faça um pequeno corte no comprimento de cada uma para assar);- 1 peru de aproximadamente 3 kg;- 300 g de lingüiça calabresa;- 300 g de lombo de porco moído;- 150 g de manteiga ou margarina;- 1 xícara de vinho branco seco;- noz moscada, pimenta do reino e sal a gosto;- óleo para regar. Tempero- 2 xícaras de vinho branco seco;- 8 dentes de alho amassados;- 1/2 xícara de vinagre;- 1 folha de louro;- sal e pimenta à vontade.
Modo de Preparo
- Deixe de véspera o peru limpo no tempero; - Ferva a lingüiça, tire a pele e pique em pedacinhos, junte o lombo moído, as castanhas (reserve algumas para decorar), 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta. Misture com as mãos e recheie o peru; - Costure as extremidades para que o recheio não vaze. Disponha sobre uma assadeira untada. Espalhe a manteiga sobre o peru, regue com um pouco de óleo e o vinho e salgue a gosto; - Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 2 horas, virando sempre para que doure por igual todos os lados e regando com o molho que se formar na assadeira; - Retire com cuidado e coloque sobre uma travessa; - Decore a gosto usando também as castanhas reservadas.
------------------------------------------------------
Receita: Bolo Rei
Ingredientes: 500 gr de farinha, 30 gr de fermento de padeiro, 1 dl de água, 1 pitada de sal, 1 raspa de limão, 3 gemas, 1,5 dl de espumante, 100 gr de margarina, 150 gr de frutas várias cristalizadas e secas, ovo batido para pincelar, 200 gr de frutas cristalizadas para decorar, açúcar em pó para decorar, geleia a gosto q.b.
Preparação: Coloque 2/3 da farinha num alguidar, dissolva o fermento com a restante farinha na água morna e amasse com a restante farinha, faça uma bola com a massa e deixe-a levedar, depois, junte uma pitada de sal, a raspa do limão, as gemas, o espumante e a margarina derretida, amasse muito bem a massa, que deverá ficar com a consistência de pão, misture as frutas previamente picadas e cubra a massa, que deverá levedar em local aquecido até duplicar o volume, faça uma bola com a massa e forme o bolo, coloque-o num tabuleiro untado e polvilhado, deixe o bolo levedar novamente, pincele com o ovo batido, decore com as frutas cristalizadas e com montinhos de açúcar em pó, leve ao forno, nos 160ºC, durante 1 hora, tendo o cuidado de não deixar o bolo alourar demais, quando retirar do forno, pincele as frutas com geleia e descole do tabuleiro com uma espátula assim que for possível.
-----------------------------------------------------
Receita: Sonhos
Ingredientes: 300 gr de farinha, 6 ovos, 1 colh. (café) de fermento , 1 colh. ( café) de sal, 7 1/2 dl de água, limão, calda de açucar e canela q.b
Preparação: Leva-se ao lume a água com uma casca de limão e o sal, depois de começar a ferver deita-se a farinha, começando a mexer para ligar bem, depois de cozer um pouco, retira-se e deita-se num recipiente grande, quando arrefecer, junta-se um ovo, começando a amassar com a mão até ficar bem misturado, repita esta operação para todos os ovos, junte o fermento e bata com uma colher de pau até estar bem misturado, com uma colher de sopa, vá retirando a massa, e com a ajuda de outra colher de sopa, ponha um a um a fritar em óleo quente, até crescerem e rebentarem, pondo-os de seguida sobre papel absorvente, depois mude-os para um recipiente onde podem ser polvilhados com canela e açucar, ou regados com calda de açucar.
------------------------------------------
Receita: Arroz Doce
Ingredientes: 125 gr de arroz, 1 colh.(sopa) de manteiga, 150 gr de açúcar, 7,5 dl de leite, 3 gemas de ovo, 1 casca de limão, sal, canela em pó, canela em pau.
Preparação: Leve ao lume um tacho com água abundante temperada com sal, quando a água ferver, junta-se o arroz, assim que a água ferver de novo, deixar cozer o arroz 2 minutos, entretanto leve o leite a ferver com a canela em pau e a casca de limão, escorra o arroz muito bem e mergulhe-o no leite a ferver, deixe cozer destapado em lume brando, retire do lume e adicione o açúcar, mexa rapidamente e junte as gemas e a manteiga, coloque o arroz sobre lume muito brando durante uns minutos sem deixar ferver, deite o arroz em pratinhos e polvilhe com canela em pó.
------------------------------------
Panetone
Ingredientes:
80 g de fermento para pão ;150 g de chocolate em barra picado ;100 g de nozes picadas ;250 g de frutas cristalizadas ;200 g de passas brancas e pretas ;500 g de farinha de trigo ;1 pitada de sal ;1 colher (chá) de noz-moscada em pó ;1 colher (sobremesa) de raspas de limão ;1 colher (sopa) de essência de panetone ;¼ xícara (chá) de óleo ;2 colheres (sopa) de mel ;1 ovo ;3 gemas ;150 g de manteiga ;100 g de açúcar ;250 g de farinha de trigo ;2 ovos ;150 ml de leite morno ;2 colheres (sopa) de açúcar
prep:
Prepare a fermentação com os 5 primeiros ingredientes : fermento, açúcar, leite morno, ovos e farinha de trigo. Dissolva o fermento com os demais ingredientes e deixe crescer até dobrar de volume. A seguir, vá juntando todos os demais ingredientes e sovando. Por último, incorpore as frutas e o chocolate picado na massa. Preencha as fôrmas próprias para panetone com a massa, sem passar da metade (4 fôrmas de 500g). Aguarde crescer, pincele com gema e leve para assar.
Dica:
Decore o panetone com motivos natalinos ou simplesmente cubra-o com uma calda de chocolate ou fondant.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá linda,
Bem que receitas deliciosas e que sugestões magníficas de decoração...
ADOREI!!!
Beijinhos grandes,
Lia.

Blog Widget by LinkWithin